Rosemeire Garófolo Psicóloga



PERGUNTAS FREQUENTES

Design sem nome (1)

PERGUNTAS FREQUENTES

  1. O que é psicologia?

R: A Psicologia é uma ciência que estuda os processos mentais, os comportamentos e a interação dos seres humanos consigo, com seu meio físico e social. Ela propõe uma diversificada linha de técnicas teóricas (abordagens) para indicar soluções que melhore a vida das pessoas através da promoção em saúde mental (considere saúde mental num sentido mais amplo como a qualidade de vida cognitiva, mental e emocional). As abordagens mais conhecidas são; Psicanálise, Comportamental, Comportamental Cognitiva, Humanista, Gestald, Sistêmica, entre tantas outras.

  1. O que é psicoterapia?

R:  Diferente do que a maioria das pessoas pensam, psicoterapia não é coisa de doido. A psicoterapia é uma ferramenta muito importante que poderá te auxiliar em vários momentos da sua vida. Ela poderá ajudar pessoas que estão passando por momentos difíceis como depressão ou transtornos severos, mas também auxilia outros indivíduos a terem maior saúde emocional através do autoconhecimento, se apropriarem de sua força interior para promover mudanças de vida significativas, para assim serem mais autônomas, mais plenas e felizes

  1. Qual a diferença entre psicologia e psicanálise?

R: A Psicanálise é um método terapêutico criado por Sigmund Freud entre os anos de 1856 a 1939 e mais tarde foi sendo incrementado por outros teóricos, estudiosos do assunto. A psicanálise busca explicar a mente humana através de processos inconscientes que interfere diretamente nos sentimentos e comportamentos das pessoas.  Já a psicologia é uma ciência que abraça muitos métodos terapêuticos, entre eles a psicanálise. A psicologia é um curso de graduação, enquanto a psicanálise é um curso de formação, ou seja, não é considerado curso de nível superior.

  1. Qual a diferença entre coaching e psicoterapia?

R: A psicoterapia é um processo que vai considerar toda a história do paciente em suas diversas áreas da vida, refletindo seu momento passado presente e futuro. Já o coaching vai considerar apenas uma área da vida (profissional, amorosa, social, etc.) trabalhando com um objetivo específico com o olhar para o futuro, ou seja, seu foco é no resultado, ele considera o momento atual e onde se quer chegar (futuro).

  1. Como saber se eu preciso de um processo terapêutico?

R: Todos nós passamos por momentos desafiadores, pois a vida é feita de altos e baixos. Além disso, somos seres complexos, constituídos num dado momento histórico, repleto de fatos e acontecimentos que nos afetam.  Dentro de nós carregamos diversos sentimentos como alegria, amor, medo, mágoa, tristeza, raiva, inveja, entre tantos outros. Um processo terapêutico pode te ajudar a se conhecer melhor, aprendendo a lidar com todas essas forças que nos afetam. Assim, a psicoterapia será muito útil para quem está passando par momentos delicados, de profundo sofrimento, mas também para quem quer aflorar todo o seu potencial, ampliando suas forças positivas para ter uma vida mais plena e feliz. A decisão é sua!

 

 

 

 

 

 

Outros Serviços

psicoterapia 3

TERAPIA PSICOLÓGICA

A psicoterapia acontece em sessões semanais com 50 minutos de duração em um ambiente seguro e acolhedor, sendo a fala o principal instrumento terapêutico. É através da interação entre psicólogo/paciente que se dá o processo terapêutico. Essa relação possibilita um diálogo sobre si, permitindo o entendimento da forma como você reage às adversidades da vida; ampliando sua consciência sobre suas ações e as possíveis consequências.

Saiba mais
op2

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

O trabalho de OP é focal, ou seja, trabalha especificamente com o tema profissional e tem uma delimitação de tempo, com começo, meio e fim. O processo todo dura entre 8 e 12 sessões semanais, com 1 hora de duração, podendo ser estendido, a depender da atividade proposta no dia. Pode ser feito de forma individual ou em grupo.

Saiba mais
coaching

COACHING

A palavra coach é inglesa, mas teve origem no termo húngaro kocsi, cidade onde se produziam as melhores carruagens. Portanto, coach significa carruagem e o termo foi adotado como uma metáfora; assim como a carruagem conduz pessoas a desembarcar em seus objetivos, o coach, como tutor do coachee, o conduzirá nas áreas do conhecimento. Em outras palavras, você se encontra, atualmente, em uma situação de insatisfação, que chamamos ponto A e quer alcançar uma situação de satisfação que chamamos ponto B. O coaching te ajudará a fazer essa travessia, traçando estratégias, vencendo obstáculos, sendo você o autor principal da sua história.

Saiba mais

Venha bater um papo e tirar suas dúvidas!

Só clicar!