Rosemeire Garófolo Psicóloga



ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

OP

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

O QUE É?

Orientação Profissional também conhecida como OP é um processo que auxilia pessoas no momento da escolha, do planejamento ou redefiniçãoprofissional (mudança de carreira), buscando orientá-las na descoberta de seus conhecimentos, habilidades e interesses para que possam ser mais assertivas na definição profissional.

O psicólogo funcionará como facilitador, promovendo o autoconhecimento no sentido da descoberta daqueles componentes emocionais que os direcionam para a ocupação profissional que mais faz sentido para você e vão de encontro com seus valores e propósito, sem deixar de considerar você como sujeito principal de suas escolhas.

Além do mais, toda escolha carrega em si certo grau de angústia, uma vez que eleger um é abrir mão de outro. Assim, no processo de OP também é pensado a elaboração da “não escolha”, que compreende uma forma de “perda”, já que estamos num mundo cheio de diversidades, não sendo diferente no mundo do trabalho.

 

PARA QUEM É? 

O trabalho de OP foi pensado para três públicos distintos:

Jovens que estão ingressando na universidade, curso técnico ou curso de formação.

Estão perdidos e indecisos, não sabem que caminho tomar na escolha da profissão. Muitas vezes sentem-se pressionados pelas expectativas familiares, ou pelas profissões que estão “na moda”, ou não conseguem identificar seus verdadeiros desejos.

Adultos em transição de carreira ou que que pretendem investir numa nova profissão:

Pessoas que estão insatisfeitas com o trabalho atual, sentem-se tristes e desmotivadas, querem mudar mais não sabem como ou não têm coragem de promover a mudança.

Pessoas que se encontram no “olho do furacão” já estão no processo de mudança, mas sentem-se inseguras e amedrontadas para tomar novas decisões, ou ainda, estão com dificuldades de adaptação no novo cenário. É muito comum para quem mudou de cidade ou pais.

Trabalhadores que estão prestes a se aposentar.

A aposentadoria é um momento de incertezas e mudanças drástica de rotina, o que pode ocasionar muita angústia, ansiedade e até mesmo depressão, além se representar um luto (nesse caso, a perda do trabalho, perda financeira e até mesmo dos amigos). A aposentadoria é uma fase importante do desenvolvimento humano, o que não significa se recolher à solidão e à improdutividade. Nesse sentido, o processo de OP é proposto como um auxílio na transição da vida profissional para a aposentadoria, buscando elaborar um novo projeto de vida, resgatando sonhos e desejos adormecidos que poderão ser colocados em prática na nova fase.

 

COMO FUNCIONA?

O trabalho de OP é focal, ou seja, trabalha especificamente com o tema profissional e tem uma delimitação de tempo, com começo, meio e fim.

O processo todo dura entre 8 e 12 sessões semanais, com 1 hora de duração, podendo ser estendido, a depender da atividade proposta no dia. Pode ser feito de forma individual ou em grupo.

O objetivo é proporcionar um espaço de elaboração (percepção ou compreensão interna que ocorre de forma clara e imediata) de dúvidas, ansiedades e angústias com relação às escolhas ou mudanças, promovendo a capacidade de construção da identidade profissional.

Tal construção se dará por meio do autoconhecimento (entendimento da forma como você se comporta e responde a situações internas e externas), autoconsciência (consciência que reflete sobre si própria, sobre sua condição e seus processos) e autonomia (poder de tomar suas próprias decisões).

Serão utilizados diversos instrumentos como entrevistas, questionários, atividades de autoconhecimento, dinâmicas, jogos, leitura de jornais e revistas, testes, entre outros.

Em caso de menor de 18 anos, a entrevista inicial será feita com um dos pais ou outro responsável.

 

PORQUE É IMPORTANTE?

O trabalho ocupa importante papel na vida humana, não é somente uma fonte de renda ou de sobrevivência, vai além disso. É algo que nos dá identidade e diz da nossa forma de estar no mundo.

Assim, o trabalho se configura como uma parte fundamental no desenvolvimento pessoal, mas também pode ser fonte de sofrimento, caso não consigamos imprimir um mínimo de significado e realização.

As primeiras decisões de carreira são primordiais e começam a dar formato ao futuro profissional que desejamos ser um dia. Essas decisões iniciam, na maioria das vezes, com a escolha do curso universitário ou curso profissionalizante.

Mas, tomar essas decisões nessa tenra fase da vida não é fácil, o que acaba ocasionando muita ansiedade, por vezes até adoecimento.

São tantas questões em busca de respostas:

Que curso escolher?

O que eu realmente gostaria de fazer?

Devo pensar na satisfação financeira ou pessoal?

Escolho a profissão que eu quero ou a que meus pais querem?

 

Em meio a tantas incertezas, o processo de OP pode ser uma valiosa contribuição para a saída desse conflito, ajudando você a entender melhor suas preferências, potenciais, habilidades, intolerâncias e fragilidades, para assim, tomar uma decisão mais assertiva.

Esse conceito também é valido para quem está passando por um processo de transição de carreira ou pretende promover uma mudança profissional significativa na vida. Conhecendo melhor suas potencialidades e fragilidades é possível fazer escolhas de forma mais consciente e obter melhores chances de sucesso.

 

O QUE O SERVIÇO NÃO FAZ?

Orientação profissional não é psicoterapia, assim serão tratados assuntos pertinentes à sua escolha profissional, caso seja detectado outros sintomas emocionais você poderá ser encaminhado para a psicoterapia;

O processo de OP não fará a escolha por você, ele te ajudará a conhecer melhor suas habilidades, preferências e intolerâncias para assim, fazer uma escolha mais acertada;

O psicólogo não adivinha pensamentos, ele será um mediador do processo que contribuirá para clarear essas respostas; dessa forma não terá respostas prontas, as respostas estão em você, que será sempre dono das decisões.

 

QUAIS OS BENEFÍCIOS?

Desenvolver melhor a percepção de si mesmo - autoconhecimento;

Aprender a valorizar as próprias habilidades e competências, auxiliando na descoberta da vocação pessoal e profissional;

Explorar novas possibilidades de profissões, além das cogitadas no início do processo de orientação profissional;

Atenuar a ansiedade natural deste momento de vida;

Auxiliar na construção e planejamento do percurso profissional, tendo em vista seu projeto de vida;

Fortalecer o compromisso com sua escolha (engajamento);

Ajudar a sanar dúvidas sobre as diversas áreas de trabalho e/ou apontar as possíveis dificuldades futuras;

Possibilitar uma conversa com um profissional especializado, resultando em conclusões livres de julgamento;

 

FORMATO DE ENTREGA DO TRABALHO

O serviço de OP acontecerá em dois formatos, presencial ou online:

PRESENCIAL:

Os encontros acontecerão no consultório, localizado na Av. Moraes Salles, 1136, 10º andar, conjunto 101. Os dias e horários serão fixos e previamente combinados, com duração de 1 hora.

ONLINE:

Os encontros serão virtuais, com 1 hora de duração e aconteceram via Skype, Zoom ou outra ferramenta de conectividade. Para tanto são necessários alguns pré-requisitos:

Ter um espaço reservado onde não será interrompido durante a sessão;

Não poderá ser em Lan House ou qualquer outro espaço público;

Ter algum dos seguintes equipamentos: computador ou notebook (preferencialmente) ou Smartphone com Skype ou Zoom instalado, além de microfone e webcam. Em caso de Smartphone poderá ser utilizado o WhatsApp;

Ter internet banda larga com boa velocidade e qualidade de conexão.

COMO FAZ PRA PESSOA COMPRAR?

Para adquirir  basta você preencher o formulário na página de CONTATO. A resposta será enviada em até 24 horas.

Ou, WhatsApp: 19 992233268, deixando a seguinte mensagem:

  • Meu nome é (escreva seu nome),vi seu trabalho no site e gostaria de tirar minhas dúvidas.

 

 

 

 

 

Outros Serviços

psicoterapia 3

TERAPIA PSICOLÓGICA

A psicoterapia acontece em sessões semanais com 50 minutos de duração em um ambiente seguro e acolhedor, sendo a fala o principal instrumento terapêutico. É através da interação entre psicólogo/paciente que se dá o processo terapêutico. Essa relação possibilita um diálogo sobre si, permitindo o entendimento da forma como você reage às adversidades da vida; ampliando sua consciência sobre suas ações e as possíveis consequências.

Saiba mais
coaching

COACHING

A palavra coach é inglesa, mas teve origem no termo húngaro kocsi, cidade onde se produziam as melhores carruagens. Portanto, coach significa carruagem e o termo foi adotado como uma metáfora; assim como a carruagem conduz pessoas a desembarcar em seus objetivos, o coach, como tutor do coachee, o conduzirá nas áreas do conhecimento. Em outras palavras, você se encontra, atualmente, em uma situação de insatisfação, que chamamos ponto A e quer alcançar uma situação de satisfação que chamamos ponto B. O coaching te ajudará a fazer essa travessia, traçando estratégias, vencendo obstáculos, sendo você o autor principal da sua história.

Saiba mais
terapia online campinas

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO ONLINE

Em muitos países o atendimento online é largamente utilizado e já está consolidado como uma opção viável e efetiva para a população que necessita de algum tipo de acompanhamento psicológico à distância. Já no Brasil é recente essa modalidade como processo terapêutico e foi bastante ampliada esse ano de 2019 através da Resolução CFP 011/2018.

Saiba mais

Venha bater um papo e tirar suas dúvidas!

Só clicar!