Rosemeire Garófolo Psicóloga



TERAPIA PSICOLÓGICA

Woman having a conversation with her therapist on couch in office

TERAPIA PSICOLÓGICA

 

Qual o sentido da vida?

Será que faço diferença na vida das pessoas?

Qual meu propósito no mundo?

A vida é só isso?

 

 O QUE É PSICOTERAPIA?

Psicoterapia é um processo que que, através de técnicas de ESCUTA PROFISSIONAL, o psicólogo oferece foco total ao paciente a fim de ouvi-lo, estabelecendo assim, uma forma de leitura das falas, dos comportamentos e dos elementos que o envolvem. Dessa escuta origina-se a análise para as intervenções necessárias, sendo a promoção da AUTORREFLEXÃO o ponto de partida.

É no processo de AUTORREFLEXÃO que acontece o desapego das certezas, convidando o sujeito a questionar seus pensamentos e sua forma de agir, o que favorece a conexão com seu eu interior e sua capacidade de autonomia para decidir sobre sua vida, sobre suas escolhas e o que ele realmente quer.

Esse recurso possibilita o entendimento da forma como o paciente se comporta e responde a situações internas e externas, promovendo mudanças de vida por meio do AUTOCONHECIMENTO.

A partir daí, ocorre a percepção de suas habilidades e potencialidades; ele se vê capaz de tomar suas próprias decisões, enfrentando as diferentes situações impostas pela vida com maior segurança e determinação, ou seja, ocorre o EMPODERAMENTO de si.

Todo esse processo terapêutico propicia:

  • Alta estima elevada;
  • Equilíbrio psicológico;
  • Bem-estar;
  • Resultando em uma vida mais plena.

 

 PARA QUEM É?

Acredito que a vida seja feita de uma base, um tripé de sustentação que, em desequilíbrio afetará o indivíduo como um todo, “contaminando” as outras áreas da existência.

Esse tripé é composto por:

  • Vida profissional: trabalho e carreira, ofício, senso de contribuição;
  • Vida social: família e relações interpessoais;
  • Espiritualidade: conexão com algo maior, não necessariamente religião.

 

Meu trabalho é voltado para pessoas que se encontram em crise existencial ou conflitos emocionais advindos da vida profissional e vida social, sem perder de vista a espiritualidade.

Entenda por crise um processo emocional onde existe uma divergência entre a expectativa com relação a sua vida e a realidade que se apresenta, gerando conflitos sobre sua própria existência.

Esse estado cria uma sensação de monotonia, um sentimento de incompletude, parece que falta algo, mas não se sabe o que é. As atividades diárias e até seus relacionamentos passam a não ter sentido, você começa a questionar tudo a sua volta.

Qual o sentido da vida?

Será que faço diferença na vida das pessoas?

Qual meu propósito no mundo?

A vida é só isso?

Diante dessa condição, passa a levar a vida no piloto automático, muitas vezes por medo, pois, entrar em contato com essas questões é muito doloroso, já que não consegue enxergar respostas.

Assim sendo, minha contribuição é pensada para pessoas que buscam MUDANÇAS, mas não sabem por onde começar, precisam de coragem e apoio para descobrir o seu potencial e assumir o controle sobre suas vidas em seus diversos papéis.

 

COMO FUNCIONA  A PSICOTERAPIA?

A psicoterapia acontece em sessões semanais com 50 minutos de duração em um ambiente seguro e acolhedor, sendo a fala o principal instrumento terapêutico.

 

É através da interação entre psicólogo/paciente que se dá o processo terapêutico. Essa relação possibilita um diálogo sobre si, permitindo o entendimento da forma como você reage às adversidades da vida; ampliando sua consciência sobre suas ações e as possíveis consequências.

São utilizados também outros instrumentos como questionários, testes psicológicos, inventários e ferramentas psicológicas para complementar o processo.

 

PORQUE É IMPORTANTE?

Você se sente só e triste? Parece que ninguém consegue entender o momento que está passando, por vezes, se sente culpado, se cobrando e auto afirmando que não tem pelo que reclamar?

Ou ainda, sente-se parado no tempo, com a sensação que seu potencial está sendo desperdiçado.....

Uma crise é fundamental para promover mudanças, mas se não tomarmos cuidado pode ser a passagem de uma situação momentânea para uma condição patológica, como uma depressão ou outras condições psicológicas mais graves. Além do mais, pode comprometer sua qualidade de vida.

Nesses momentos é muito importante contar com a ajuda de um profissional capacitado que lhe possibilitará fazer a travessia dessa “ponte escura e bamba” para uma estrada iluminada e firme; mostrando os buracos e as possíveis ciladas do caminho.

Além disso, o psicólogo é um especialista em conseguir te “pegar no pulo” quando houver a tentativa de auto sabotagem, denunciando seus pretextos ou fuga procedente de comportamentos repetitivos por motivos inconscientes.

Por meio da própria relação terapêutica é favorecida a reformulação de verdades até então imutáveis, fazendo com que você reviva momentos de crise para a ampliação das respostas.

 

QUAIS OS BENEFÍCIOS?

Autoconhecimento, promoção de maior consciência de si e do outro;

Elaboração dos sentimentos e emoções, desenvolvimento de novas atitudes e mentalidade positiva;

Alivio de cargas emocionais possibilitando uma vida mais feliz e significativa;

Desenvolvimento pessoal que favorece a descoberta das potencialidades e habilidades, além da construção de novas atitudes;

Melhoria das relações interpessoais;

Desenvolvimento da autoestima e da motivação;

Empoderamento e abertura para promover mudanças significativas de vida;

Tempo/espaço só seu, possibilitando um ambiente seguro de escuta, onde poderá falar e se ouvir sem julgamentos.

 

O QUE O SERVIÇO NÃO FAZ?

Não existe “receita de bolo” nem “fórmulas mágicas”, psicoterapia é um processo que demanda um tempo mínimo, sendo a participação do paciente o ponto central para a obtenção de resultados;

O psicólogo não adivinha pensamentos, assim não terá respostas prontas, as respostas estão na pessoa, ele será um facilitador que contribuirá para clarear essas respostas;

Psicoterapia não é autoajuda. A autoajuda parte do pressuposto que uma mesma ação ou forma de agir vale para todos; a psicologia entende que cada ser é único e trás consigo um arcabouço de crenças e valores que o constituem, assim cada um é pensado na sua individualidade;

Psicoterapia não é aconselhamento. Eis a diferença em conversar com um amigo, que lhe dirá o que faria em seu lugar. O psicólogo usará de métodos científicos para auxiliar na tomada de decisão; o paciente sempre será o sujeito da sua história;

Psicólogos não são “seres de luz”, o que não os desqualificam na sua atuação; são pessoas comuns que se prepararam para poder exercer o seu trabalho;

A psicoterapia não substitui outros procedimentos médicos, como é o caso de tratamentos psiquiátricos, mas caminham juntos no intuito de melhorar a qualidade de vida do paciente;

O psicólogo não prescreve medicamentos; em casos de patologias e distúrbios será feito encaminhamento para outras especialidades médicas, podendo ser realizado um trabalho terapêutico em conjunto.

 

FORMATOS DE ENTREGA DO TRABALHO:

O serviço de psicoterapia acontecerá em dois formatos, presencial ou online:

PRESENCIAL:

Os encontros acontecerão no consultório, localizado na Av. Moraes Salles, 1136, 10º andar, conjunto 101 – Centro – Campinas - SP. Os dias e horários serão fixos e previamente combinados, com duração de 50 minutos.

ONLINE:

Os encontros serão virtuais, com 50 minutos de duração e aconteceram via Skype, Zoom ou outra ferramenta de conectividade. Para tanto são necessários alguns pré-requisitos:

  • Ter um espaço reservado onde não será interrompido durante a sessão;
  • Não poderá ser em Lan House ou qualquer outro espaço público;
  • Ter algum dos seguintes equipamentos: computador ou notebook (preferencialmente) ou Smartphone com Skype ou Zoom instalado, além de microfone e webcam. Em caso de Smartphone poderá ser utilizado o WhatsApp;
  • Ter internet banda larga com boa velocidade (15 mega) e qualidade de conexão.

 

COMO FAZ PRA PESSOA COMPRAR ? 

Para adquirir  basta você preencher o formulário na página de CONTATO. A resposta será enviada em até 24 horas.

Ou, WhatsApp: 19 992233268, deixando a seguinte mensagem:

  • Meu nome é (escreva seu nome),vi seu trabalho no site e gostaria de tirar minhas dúvidas.

 

 

 

Outros Serviços

op2

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

O trabalho de OP é focal, ou seja, trabalha especificamente com o tema profissional e tem uma delimitação de tempo, com começo, meio e fim. O processo todo dura entre 8 e 12 sessões semanais, com 1 hora de duração, podendo ser estendido, a depender da atividade proposta no dia. Pode ser feito de forma individual ou em grupo.

Saiba mais
coaching

COACHING

A palavra coach é inglesa, mas teve origem no termo húngaro kocsi, cidade onde se produziam as melhores carruagens. Portanto, coach significa carruagem e o termo foi adotado como uma metáfora; assim como a carruagem conduz pessoas a desembarcar em seus objetivos, o coach, como tutor do coachee, o conduzirá nas áreas do conhecimento. Em outras palavras, você se encontra, atualmente, em uma situação de insatisfação, que chamamos ponto A e quer alcançar uma situação de satisfação que chamamos ponto B. O coaching te ajudará a fazer essa travessia, traçando estratégias, vencendo obstáculos, sendo você o autor principal da sua história.

Saiba mais
terapia online campinas

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO ONLINE

Em muitos países o atendimento online é largamente utilizado e já está consolidado como uma opção viável e efetiva para a população que necessita de algum tipo de acompanhamento psicológico à distância. Já no Brasil é recente essa modalidade como processo terapêutico e foi bastante ampliada esse ano de 2019 através da Resolução CFP 011/2018.

Saiba mais

Venha bater um papo e tirar suas dúvidas!

Só clicar!