Rosemeire Garófolo Psicóloga



ATENDIMENTO PSICOLÓGICO ONLINE

ATENDIMENTO ONLINE SITE

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO ONLINE

Em muitos países o atendimento online é largamente utilizado e já está consolidado como uma opção viável e efetiva para a população que necessita de algum tipo de acompanhamento psicológico à distância.

Já no Brasil é recente essa modalidade como processo terapêutico e foi bastante ampliada esse ano de 2019 através da Resolução CFP 011/2018.

Vamos ver como funciona o atendimento online?

Para utilizar o atendimento psicológico online e necessário que você tenha um equipamento de conectividade que poderá ser um computador (PC), notebook, tablet ou celular tipo Smartphone.

Qualquer um desses equipamentos deverá ter instalado microfone e câmera (webcam), lembrando que a maioria dos equipamentos mais recentes já vem com estes dispositivos.

Além disso, tem que ter alguma das seguintes ferramentas instaladas: Skype, Zoom e no caso do celular também poderá ser o WhatsApp. Existem outras ferramentas, mas optamos por utilizar essas por entender que apresentam maior segurança.

Para você fazer uso da modalidade online será necessário dispor de um espaço privado, onde não terá interrupções de terceiros durante a sessão, desse modo não poderá ocorrer em lugares públicos, como numa lanhou-se, por exemplo.

Atualmente existem dois tipos de atendimentos: síncronos e os assíncronos. Os atendimentos síncronos são os que acontecem em tempo real por meio dos aplicativos de videoconferência, como os listados acima e são os mais comuns.

Os atendimentos assíncronos são os que ocorrem por mensagens via chat, e-mail ou WhatsApp e não ocorrem em tempo real. Essa modalidade, na nossa opinião, é mais recomendada para os casos de orientações e aconselhamentos psicológicos, que são processos rápidos e não necessitam de maior aprofundamento.

Para os casos de psicoterapia utilizamos o método síncrono.

Normalmente acontecem em sessões semanais de 50 minutos de duração, em casos esporádicos podem ocorrer quinzenalmente. Essa mesma regra vale para os processos de coaching.

E preciso estar ciente de que se trata de uma modalidade via internet e qualquer informação que esteja na rede, inclusive de grandes organizações como bancos, agências como FBI ou sites de grandes corporações estão sujeitas a terem seus sistemas invadidos. Assim não podemos afirmar que a internet é um lugar totalmente seguro.

Porém, as chances de uma sessão ser hackeada são muito pequenas, já que todas essas ferramentas de comunicação são criptografadas. Além do mais, cuidaremos para que todos os aspectos de segurança e privacidade sejam priorizados, no que diz respeito ao espaço terapêutico (consultório virtual) e conteúdos gerados nas sessões. Vale destacar que nada será gravado.

Para o agendamento de atendimento aos adolescentes será necessária autorização expressa assinada pelos responsáveis – pais ou tutores.

É necessário enfatizar que é vedado pelo conselho de classe o atendimento psicológico online para pessoas em crise suicida, pessoas e grupos em situação de urgência, emergência e desastres ou, em situação de violação de direitos ou de violência. A prestação desse tipo de serviço deve ser executada por profissionais e equipes de forma presencial.

Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br.

Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.

Por fim, caso você não conheça ou não saiba manusear as ferramentas de videoconferência, poderemos marcar uma sessão para orientá-lo(a) quanto ao uso.

Vale ressaltar que os atendimentos online podem ocorrer de qualquer lugar do mundo, afinal a tecnologia está aí e é uma realidade que tem ajudado muitas pessoas, encurtando distâncias e levando acesso e possibilidades a quem precisa.

 

 

 

Outros Serviços

psicoterapia 3

TERAPIA PSICOLÓGICA

A psicoterapia acontece em sessões semanais com 50 minutos de duração em um ambiente seguro e acolhedor, sendo a fala o principal instrumento terapêutico. É através da interação entre psicólogo/paciente que se dá o processo terapêutico. Essa relação possibilita um diálogo sobre si, permitindo o entendimento da forma como você reage às adversidades da vida; ampliando sua consciência sobre suas ações e as possíveis consequências.

Saiba mais
op2

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

O trabalho de OP é focal, ou seja, trabalha especificamente com o tema profissional e tem uma delimitação de tempo, com começo, meio e fim. O processo todo dura entre 8 e 12 sessões semanais, com 1 hora de duração, podendo ser estendido, a depender da atividade proposta no dia. Pode ser feito de forma individual ou em grupo.

Saiba mais
coaching

COACHING

A palavra coach é inglesa, mas teve origem no termo húngaro kocsi, cidade onde se produziam as melhores carruagens. Portanto, coach significa carruagem e o termo foi adotado como uma metáfora; assim como a carruagem conduz pessoas a desembarcar em seus objetivos, o coach, como tutor do coachee, o conduzirá nas áreas do conhecimento. Em outras palavras, você se encontra, atualmente, em uma situação de insatisfação, que chamamos ponto A e quer alcançar uma situação de satisfação que chamamos ponto B. O coaching te ajudará a fazer essa travessia, traçando estratégias, vencendo obstáculos, sendo você o autor principal da sua história.

Saiba mais

Venha bater um papo e tirar suas dúvidas!

Só clicar!